Carroceria: Neobus Mega
Lançado oficialmente em 1996 o Neobus Mega o ônibus tinha uma certa inspiração nos modelos Busscar Urbanuss Fase I e Marcopolo Torino G5. O design frontal trazia uma grade com desenho quadrado e linhas retas com um grande parabrisa, havia uma sequência de 3 faróis em cada lado e a placa do veículo localizava-se próximo ao parabrisa. Na lateral encontravam-se duas portas e janelas consideravelmente largas, podendo ser encontrado em versão com 3 portas, a janela do motorista era grande e permitia boa visualização. Na traseira tínhamos uma sequência de 3 faróis de cada lado.
Em 1997 a Neobus lança o Mega Evolution, apesar de não ser considerado uma geração do Mega, acabou deixando a linha mais conhecida. com um novo design frontal, que trazia a mesma sequência de 3 faróis em cada lado, dessa vez ficaram mais destacados, a lateral e a traseira do veículo trouxeram pouquíssimas mudanças e mantiveram aspectos já vistos no Mega 1996, o Mega Evolution de forma geral, veio com o intuito de ser uma versão aprimorada com versões de motor traseiro, BRT e articulado. Tanto a versão lançada em 1996, como a de 1997 ficaram em fabricação até o ano 2000.
No ano 2000 a Neobus lançou a 2° geração do Mega e foi uma das mais marcantes da linha, o Mega 2000 manteve alguns aspectos de seus antecessores, porém trouxe um novo desenho em sua parte frontal, com mudanças nas lanternas, onde os dois faróis (baixo e alto), ficavam separados de um terceiro farol (sinaleiro), a lateral do veículo também foi remodelada e a traseira por sua vez manteve o design do modelo 97, nesta geração tivemos versões de motor traseiro e articulada.
Em 2004 a Neobus lança a 3 geração da linha Mega onde a linha trouxe um novo desenho da grande frontal, com linhas mais arredondadas, na frente manteve-se os 3 faróis, o parabrisa consideravelmente grande permitia boa visualização do condutor, a lateral trouxe janelas largas, a janela do motorista foi ligeiramente menor em relação as edições anteriores, na traseira tínhamos a mesma sequência de faróis das últimas gerações, porém em uma análise mais profunda pode-se dizer que a Neobus pode ter sido inspiração para o lançamento do Mascarello GranVia, já que existe algumas semelhanças entre os modelos. O Mega 2004 trouxe consigo versões com motor traseiro, trucada e articulada, além de ser fabricado no padrão SPTrans.
No ano de 2006 é lançada a 4 geração da linha Mega, com um novo desenho frontal que trazia uma sequência de 4 lanternas, mantendo o design circular e misturando com linhas retas, a janela do motorista ganhou um upgrade no seu design e foi uma das mais bonitas da história da linha, na lateral foram aprimorados alguns detalhes, já a traseira teremos também 4 luminárias, todas sobrepostas em alto relevo. Nessa geração tivemos 3 versões: Low Entry (Piso baixo), Articulada e motor traseiro.
8 anos depois, em 2014, a Neobus apresentou o Mega Plus a 5ª geração da linha Mega e trouxe um design moderno e arrojado, veio como concorrente direto para os modelos da Caio, Comil, Marcopolo e Mascarello. O novo Mega trouxe iluminação em LED, um design diferente em sua parte frontal com 4 sequências em LED, 4 luminárias principais, detalhe em preto entre o parabrisa e o itinerário digital, lateral mais harmônica em relação ao restante da carroceria e traseira com iluminação em LED, foi disponibilizado em 2016 a versão articulada e também o suporte a motorização traseira (desde 2014 presente no modelo convencional) e com portas BRT.
Com a compra da Neobus pela Marcopolo, em 2018 a empresa apresentou o New Mega, a 6 geração do modelo da fabricante, na frontal manteve-se o design de todo o parabrisa dianteiro, porém ao invés de uma sequência de 5 luminárias, voltamos a possuir apenas 3, a lateral também ficou mais bonita, porém manteve os aspectos do Mega Plus, na traseira também tivemos alterações, foram colocadas 3 lanternas em formato circular, contornadas por um detalhe vermelho, entretanto o ônibus acabou ficando parecido com o modelo Marcopolo Torino S.
Fonte: Fãbus Brasil
Comentários
Postar um comentário