Relembrando Aquisições: Os primeiros Torino 2014 de São Luís!
Em 2014, a Viação Abreu, atualmente extinta do transporte ludovicense, renovou e reforçou sua frota ao trazer para a capital maranhense os dois primeiros veículos com carroceria Marcopolo Torino 2014 do sistema de transporte da Grande Ilha.
Na época recém-lançada pela fabricante, a Viação Abreu apostou na combinação das carrocerias a chassis Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 5, sendo também um dos primeiros ônibus com tecnologia Euro 5 a integrar a frota da empresa. Além disso, os veículos contavam com três portas, elevador para pessoas com mobilidade reduzida e três painéis de itinerário eletrônico na cor branca.
Os ônibus receberam as numerações 54-027 e 54-036, sendo escalados para atendimento a linhas do Consórcio São Cristóvão em que a empresa operava, como a T061 - Santa Clara/João Paulo, por exemplo. Entre 2015 e 2016, a Abreu precisou alterar seu código principal para 72, resultando na renumeração de toda a sua frota.
Em 2016, a Viação Abreu, junto a outras sete empresas, formaram o Consórcio Upaon-Açu, vencedor da licitação do sistema urbano para operar linhas do Lote 3. Após o certame e o início das mudanças operacionais, os veículos precisaram ser renumerados, passando a portar os números 300.927 e 300.936. Inicialmente, receberam a tradicional faixa cinza, padrão para veículos sem ar-condicionado, mas, posteriormente, adotaram o padrão cinza e azul, também utilizado em ônibus sem climatização interna.
Atualmente, o veículo de prefixo final 27 encontra-se em operação pela Seta Transportes, com o código 63-019. Já o veículo de final 36 foi vendido para a União Transportes, onde opera sob o prefixo 19-003, ambos ainda em circulação na região metropolitana de São Luís.
Fonte: Transporte em Foco
Imagens: Jean Lima, Rafael da Silva e Glauber Medeiros/Ônibus Brasil & Erlison Nascimento e Kawan Duarte/Acervo Transporte em Foco
Comentários
Postar um comentário