Relembrandon Aquisições: Últimos Urbanus Fase II OF-1318 0km adquiridos pela Gonçalves.
A Gonçalves (26), extinta desde 2016, foi uma das principais operadoras do sistema urbano de transporte da capital maranhense, com destaque para a composição de sua frota, marcada por uma variedade considerável de carrocerias e chassis. Assim como diversas viações ludovicenses, a Gonçalves também operou veículos da montadora Busscar, que dominava a Grande Ilha à época.
Entre as aquisições de modelos da montadora catarinense realizadas pela 26, a ocorrida em 1997 marcou a última renovação da empresa com veículos Urbanus Fase II zero quilômetro. Ao todo, nove unidades da carroceria foram incorporadas pela Gonçalves, sendo quatro delas equipadas com o chassi Mercedes-Benz OF-1318, os últimos veículos com essa configuração a integrarem a frota da viação.
Os veículos dispunham, à época, de duas portas e painel de itinerário em lona, recebendo a pintura original da empresa nas cores branca e vermelha, além das numerações 26-082, 26-083, 26-085 e 26-088. Após as modificações ocorridas no sistema de transporte de São Luís no início dos anos 2000 e a entrada da Gonçalves no Consórcio Rio Anil, os ônibus passaram por padronização visual, adotando a variação da pintura dos barquinhos na cor branca.
As unidades puderam ser vistas com frequência em linhas da região central da capital maranhense, como a 205 – Bom Milagre, 613 – Coheb/Filipinho, 902 – Rodoviária/Alemanha e 903 – Rodoviária/João Paulo. As unidades foram desativadas por volta de 2015.
Fonte: Transporte em Foco.
Imagens: Jean Lima/Ônibus Brasil e Márcio Lima/Ônibus Brasil.



Comentários
Postar um comentário