Comil na frota da Autoviaria Matos (MA)!

Uma das tradicionais operadoras do transporte coletivo urbano ludovicense, a Autoviaria Matos, que integra atualmente o Consórcio Upaon-Açu, possui, ao longo da sua história, uma variação considerável em sua frota quando se trata de aquisições de chassis e carrocerias.
A partir de 2009, a autoviaria começa a apostar, com maior frequência, na aquisição de modelos variados de carroceria em suas renovações de frota em decorrência do fim da parceria com a montadora Busscar, que naquela época vivia uma crise e por anos teve a Matos como uma de suas principais clientes. Em 2014, após trazer veículos da Caio Induscar e Mascarello, a empresa inovou e trouxe seus primeiros ônibus produzidos pela gaúcha Comil.
Os veículos vieram equipados com 3 portas, elevador para pessoas com mobilidade reduzida e 1 painel de itinerário eletrônico na cor laranja âmbar, além da pintura branca que representava os coletivos que operavam em linhas do Consórcio Rio Anil pelo sistema de bacias, vigente até meados de 2016, e receberam as numerações 28-010 e 28-015, operando em linhas como 204 - Alemanha e 207 - Pq. Amazonas/Bairro de Fátima. 
Com a licitação, os veículos, o qual foram os primeiros ônibus do modelo sobre chassi Mercedes-Benz trazidos para São Luís, tiveram suas numerações alteradas para 300.610 e 300.615, sendo integrados a operação do Consórcio Upaon-Açu e atendo linhas como a T060 - São Bernardo/João de Deus e T066 - São Raimundo/Rodoviária. Atualmente, o veículo de numeração final 610 já se encontra desativado e o 615 atua como um ônibus reserva e logo deve sair de circulação também.
Após 8 anos, em 2022, a Matos retornou as aquisições com a Comil e trouxe 1 unidade do Svelto Facelift equipado com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 5, ar condicionado da marca Valeo, elevador para pessoas com mobilidade reduzida, piso em taraflex, 3 portas e 3 itinerários eletrônicos na cor branca da Mobitec, recebendo a numeração 300.613 e operando em linhas como C088 - Circular II/ Cohatrac/João Paulo e T065 - São Raimundo/Band. Tribuzi.
Por fim, em 2023, a empresa fez sua aquisição mais recente de carrocerias da montadora gaúcha, trazendo mais 2 unidades do Svelto Facelift, sendo 1 com tecnologia Euro 5 e o seu primeiro Euro 6, ambos Mercedes-Benz OF-1721. Os coletivos contam com ar condicionado, elevador para pessoas com mobilidade reduzida e 3 painéis de itinerário eletrônico na cor branca, recebendo os prefixos 300.621 e 300.635, atendendo linhas como a T070 - Uema/Ipase.
Fonte: Transporte em Foco
Imagens: Laércio Gomes, Remulo Oliveira/Ônibus Brasil, João Mannoel/Acervo Transporte em Foco

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Araucária Transportes Coletivos, encerra atividades no sistema urbano de Curitiba (PR)!

Viação Marumbi (PR) recebe seus primeiros GranVia 2024!

Leblon Transporte de Passageiros (PR), com veículo inédito na frota!