Por dentro da frota: Expresso Rei de França (MA)!
Desde 2014, a Expresso Rei de França atua no transporte coletivo urbano de São Luís, no Maranhão, consolidando-se como uma das principais operadoras do sistema. Com o retorno da seção "Por Dentro da Frota" ao nosso site, convidamos você, caro leitor, a conhecer um pouco sobre a história dessa importante viação, que neste ano celebra 10 anos de operação no SIT - São Luís.
Início das operações e expansão.
A Expresso Rei de França começou suas atividades integrando o extinto Consórcio São Cristóvão, que na época era responsável por linhas da região do São Cristóvão, Cidade Operária, Cidade Olímpica e entornos. A empresa recebeu o código principal 41 e foi designada para atender exclusivamente a linha T070 - UEMA/Ipase com uma frota de apenas 10 veículos.
Antes de encerrar sua parceria com o extinto Consórcio São Cristóvão, a Expresso Rei de França registrou um aumento em sua frota na linha T070. Foram incorporados três novos ônibus, identificados pelas numerações 41-617, 41-618 e 41-619, elevando a frota operante para 13 veículos em circulação.
A partir de 2016, a Expresso Rei de França amplia significativamente sua atuação no sistema ao vencer a licitação para operar as linhas do Lote 2, por meio do Consórcio ViaSL. Com isso, a empresa expandiu suas operações e passou a atender linhas de bairros como o Cohatrac, Ribeira, Vila Itamar, Bairro de Fátima, Forquilha, Vila Palmeira, dentre outros.
Estrutura operacional: Frota e categoria das linhas.
A atual operação da viação é estruturada por 31 linhas, distribuídas em 7 itinerários alimentadores, 2 circulares, 17 troncais e 5 não integradas. A frota é formada por 137 veículos, incluindo 132 ônibus convencionais de 12m a 13,2m de comprimento e 5 articulados com 18m de comprimento.
É importante destacar que alguns dos 137 ônibus que formam a frota da empresa já não circulam mais e se encontram parados na garagem, estando ativos apenas no sistema da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte - SMTT.
Tecnologia e conforto.
Os ônibus em circulação pela empresa variam entre os anos de fabricação 2015 a 2024, com idade média da frota em aproximadamente 5,60 anos. Alinhada aos padrões estabelecidos no mercado brasileiro de transporte público, a Expresso Rei de França conta em sua operação com a presença de 30 veículos com tecnologia Euro 6, que ajudam a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, além de 88 ônibus com ar condicionado e 100% da frota acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Abaixo, confira a lista de prefixos da empresa e os respectivos modelos de carroceria e chassi.
Neobus Mega Plus VW 17-230 Euro 5 - 200.510, 200.511, 200.513 ao 200.519, 200.572, 200.574 ao 200.579, 200.581 ao 200.585, 200.587 ao 200.594, 200.596, 200.597 e 200.599.
Marcopolo Torino Express MB O500MA Bluetec 5 - 200.665 ao 200.669.
A tabela completa, contendo informações detalhadas sobre prefixos, modelos, ano de fabricação, idade operacional, número de portas, acessibilidade, ar-condicionado, categoria e layout, está disponível abaixo.
Com quase uma década de operação na capital maranhense, a Expresso Rei de França demonstra em sua trajetória o desafio do compromisso com a mobilidade urbana por meio de melhorias que proporcionem, por exemplo, maior conforto aos passageiros. E você já conhecia estes detalhes sobre a operação da empresa? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Fonte: Transporte em Foco
Imagens: Jean Lima e Buzo SLZ/Ônibus Brasil; Janes Costa e Vinícius Ferreira/Sportbus Maranhão e Laércio Gomes e João Mannoel/Acervo Transporte em Foco.
Comentários
Postar um comentário