Curitiba busca parceria internacional para ampliar frota elétrica.

A Prefeitura de Curitiba anunciou, em 21 de janeiro, que receberá missões do KfW Bankengruppe, banco de desenvolvimento alemão, para validar e formalizar um contrato de financiamento de 100 milhões de euros (cerca de R$ 619,5 milhões).
Os recursos serão direcionados ao transporte coletivo urbano, gerido pela Urbanização de Curitiba (URBS). O investimento incluirá a compra de ônibus 100% elétricos, a construção de dois eletroterminais e a instalação de painéis solares fotovoltaicos em 27 instalações públicas. Como contrapartida, a prefeitura deve aportar 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 154,8 milhões) com recursos próprios.

Nesta segunda-feira (27/01), executivos do banco alemão chegarão à cidade para detalhar e formatar de maneira mais aprofundada, o financiamento do projeto de descarbonização da frota. Caso seja aprovado, o município promete intensificar a campanha "Curitiba Carbono Neutro", liderada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC).

Frota atual e planos de expansão
Curitiba já opera sete ônibus 100% elétricos, entregues no ano passado, com empresas como Transporte Coletivo Glória, Viação Cidade Sorriso, Expresso Azul e Auto Viação Redentor. A frota inclui seis veículos Caio Induscar com chassi BYD D9W e um Marcopolo Attivi com chassi Volvo BZL.
Com o financiamento, a frota pode crescer para 91 veículos elétricos, contudo, ainda não foram divulgadas as marcas e chassis dos futuros ônibus. Vale lembrar que, recentemente, a URBS retomou testes, sem passageiros, com o Marcopolo Attivi Express biarticulado, equipado com chassi Volvo BLZ, destacando o compromisso da cidade com inovações no setor de transporte coletivo.
Fonte: Transporte em Foco 
Colaboração: João Baroni
Com Informações: Diário do Transporte

Comentários

  1. Seria muito bom se São Luís pudesse investir numa frota elétrica, essa nova via que liga a BR a estrada de Ribamar poderia receber esse tipo de veículo. Mas acho muito difícil, prefeitura e governo não dão atenção ao transporte público coletivo e as empresas não gostam de investir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Araucária Transportes Coletivos, encerra atividades no sistema urbano de Curitiba (PR)!

As crianças sorrindo na janela do ônibus!

Giro da Semana: Movimentações no Upaon Açu e alterações no Via SL.