Expresso Rei de França e Expresso Grapiúna retornam às operações na Grande Ilha.

No início da tarde deste domingo (28/12), teve fim a paralisação realizada por motoristas das empresas Expresso Rei de França, operadora do sistema urbano, e Expresso Grapiúna, operadora do sistema metropolitano, na Grande São Luís.
Iniciada na última quarta-feira (24/12), a causa central da suspensão das operações nas duas viações que afetaram 37 linhas e aproximadamente 20 bairros da grande capital maranhense após atraso no pagamento de benefícios trabalhistas como décimo terceiro salário e ticket de alimentação. 

O fim da greve ocorre após acordo entre rodoviários e o Sindicato das Empresas de São Luís (SET), que em reunião acordaram os seguintes pontos: pagamento integral dos dias parados, sem descontos; criação de comissão de trabalhadores para fiscalizar a arrecadação diária e homologação do acordo no Tribunal Regional do Trabalho da 16° região com ênfase no encerramento de disputas judiciais. 

Aos poucos linhas do Consórcio ViaSL, onde a Expresso Rei de França atua, vão retornando as operações com itinerários como T501 - Angelim, T081 - Cohatrac/Rodoviária e T035 - Residencial Ribeirão/Ipase já registrando veículos em circulação. O mesmo ocorre com linhas semi urbanas como a T097 - Parque Jair/João Paulo e T709 - Parque Vitória/Alemanha, operadas pela Expresso Grapiúna que também gradativamente volta a circula.
Embora o fim da paralisação, a Expresso Rei de França ainda está sob impasse com a Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, que chegou a sinalizar a abertura do processo de decreto de caducidade contratual da operadora bem como concedeu através de portaria uma operação por 90 dias de forma emergencial pelas concessionárias Central (Lote 1), Upaon-Açu (Lote 3) e Viação Primor (Lote 4), que não chegou a ser iniciada. A expectativa é de que novos desdobramentos sobre a situação sejam realizados ao decorrer dos próximos dias e início do próximo ano.
Fonte: Transporte em Foco/Imirante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Araucária Transportes Coletivos, encerra atividades no sistema urbano de Curitiba (PR)!

As crianças sorrindo na janela do ônibus!

Giro da Semana: Movimentações no Upaon Açu e alterações no Via SL.