Relembrando Aquisições: Os primeiros GranVia Midi com ar condicionado da Grande Ilha.

Atual operadora do sistema metropolitano da Grande São Luís, a Viação Pericumã, por muitos anos também atendeu linhas no sistema urbano, parte desse período como integrante do Consórcio São Cristóvão. Em 2015, durante o processo de renovação de frota, a empresa incorporou os primeiros veículos do modelo Mascarello GranVia Midi 2014 climatizados ao sistema de transporte ludovicense.
Ao todo, foram adquiridas três unidades do modelo, equipadas com chassis Volkswagen 17-230OD Euro 5, ar-condicionado, elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, bancos estofados, cortinas nas janelas, piso em taraflex e painéis de itinerário eletrônico na cor laranja âmbar. Esses veículos receberam as numerações 25-501, 25-504 e 25-507.
Os ônibus foram designados para a operação da linha T907 - Cidade Operária/Socorrão II/Rodoviária, que, na época, era considerada uma linha executiva pela SMTT e circulava com o código 907E. Por se tratarem de veículos especiais, vieram de fábrica com a pintura verde e detalhes em azul, característicos do serviço executivo. Posteriormente, com a reorganização do sistema urbano que antecedeu a licitação, o veículo de prefixo 25-501 recebeu a pintura cinza com detalhes em azul.
Com a licitação de 2016 e a consequente saída da Viação Pericumã do sistema urbano, os três ônibus foram remanejados para a frota da empresa irmã, Viper Transportes, que venceu o processo licitatório junto ao Consórcio Upaon Açu para operar as linhas do Lote 3. Este lote compreendia, em sua maioria, linhas anteriormente atendidas pelo extinto Consórcio São Cristóvão. Após o remanejamento, os veículos tiveram seus prefixos alterados para 300.201, 300.204 e 300.207, passando a atender linhas como a extinta T903 - Rodoviária/João Paulo, T071 - Janaína Riod e T075 - J. Reinaldo Tavares/Jd. América/Rodoviária.
Atualmente, os três veículos estão desativados e fora de operação pela Viper Transportes. O veículo de final 04 segue em operação no setor de fretamento, integrando a frota da Esplendor. Já o veículo de prefixo final 07 foi vendido à Moriá Transportes, mas foi destruído em um incêndio que atingiu a garagem em dezembro de 2023. Em relação ao veículo de código final 01 não foram encontradas informações.
Fonte: Transporte em Foco 
Imagens: Remulo Oliveira/Ônibus Brasil; Jean Lima/Ônibus Brasil e Erlison Nascimento/Transporte em Foco.

Comentários

  1. As cortinas que serviam de conforto tiveram que ser retiradas por questão de segurança e vandalismo, depois que os ônibus foram incorporados ao SIT.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Araucária Transportes Coletivos, encerra atividades no sistema urbano de Curitiba (PR)!

As crianças sorrindo na janela do ônibus!

Giro da Semana: Movimentações no Upaon Açu e alterações no Via SL.