Relembrando Aquisições: Os primeiros GranVia Midi com ar condicionado da Grande Ilha.
Atual operadora do sistema metropolitano da Grande São Luís, a Viação Pericumã, por muitos anos também atendeu linhas no sistema urbano, parte desse período como integrante do Consórcio São Cristóvão. Em 2015, durante o processo de renovação de frota, a empresa incorporou os primeiros veículos do modelo Mascarello GranVia Midi 2014 climatizados ao sistema de transporte ludovicense.
Ao todo, foram adquiridas três unidades do modelo, equipadas com chassis Volkswagen 17-230OD Euro 5, ar-condicionado, elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, bancos estofados, cortinas nas janelas, piso em taraflex e painéis de itinerário eletrônico na cor laranja âmbar. Esses veículos receberam as numerações 25-501, 25-504 e 25-507.
Os ônibus foram designados para a operação da linha T907 - Cidade Operária/Socorrão II/Rodoviária, que, na época, era considerada uma linha executiva pela SMTT e circulava com o código 907E. Por se tratarem de veículos especiais, vieram de fábrica com a pintura verde e detalhes em azul, característicos do serviço executivo. Posteriormente, com a reorganização do sistema urbano que antecedeu a licitação, o veículo de prefixo 25-501 recebeu a pintura cinza com detalhes em azul.
Com a licitação de 2016 e a consequente saída da Viação Pericumã do sistema urbano, os três ônibus foram remanejados para a frota da empresa irmã, Viper Transportes, que venceu o processo licitatório junto ao Consórcio Upaon Açu para operar as linhas do Lote 3. Este lote compreendia, em sua maioria, linhas anteriormente atendidas pelo extinto Consórcio São Cristóvão. Após o remanejamento, os veículos tiveram seus prefixos alterados para 300.201, 300.204 e 300.207, passando a atender linhas como a extinta T903 - Rodoviária/João Paulo, T071 - Janaína Riod e T075 - J. Reinaldo Tavares/Jd. América/Rodoviária.
Atualmente, os três veículos estão desativados e fora de operação pela Viper Transportes. O veículo de final 04 segue em operação no setor de fretamento, integrando a frota da Esplendor. Já o veículo de prefixo final 07 foi vendido à Moriá Transportes, mas foi destruído em um incêndio que atingiu a garagem em dezembro de 2023. Em relação ao veículo de código final 01 não foram encontradas informações.
Fonte: Transporte em Foco
Imagens: Remulo Oliveira/Ônibus Brasil; Jean Lima/Ônibus Brasil e Erlison Nascimento/Transporte em Foco.


.jpg)
.jpg)
As cortinas que serviam de conforto tiveram que ser retiradas por questão de segurança e vandalismo, depois que os ônibus foram incorporados ao SIT.
ResponderExcluir