SIT - São Luís: Após 2 dias de greve, linhas semiurbanas voltaram a circular nesta quarta (19/02)!
Voltaram a circular nas primeiras horas de hoje (19/02), após dois dias de paralisação, as linhas de ônibus do sistema semiurbano, gerenciado pela Agência Estadual de Mobilidade, que interligam os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar a diversas regiões de São Luís.
O retorno dos rodoviários do sistema semiurbano ocorreu após um acordo celebrado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (STTREMA), o Sindicato das Empresas de Transportes de São Luís (SET) e a Agência Estadual de Mobilidade (MOB), durante uma reunião realizada ontem (18/02) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Em nota divulgada nas redes sociais, o governador do estado, Carlos Brandão, destacou que não haverá reajuste tarifário em 2025 no transporte semiurbano. Para viabilizar essa decisão, o subsídio repassado pelo governo às permissionárias foi aumentado, permitindo que as empresas concedam um reajuste de 7% nos salários e de 10% no vale-alimentação dos trabalhadores. Ainda no comunicado, o gestor estadual ressaltou que a Agência Estadual de Mobilidade também definiu a exigência de uma nova etapa de renovação da frota semiurbana.
Com o acordo firmado, desde as primeiras horas de hoje, os veículos da frota semiurbana voltaram a circular, atendendo a população da capital maranhense. Para amenizar os impactos da greve no sistema urbano, algumas linhas metropolitanas tiveram seus itinerários modificados e foram estendidas até o Centro, abrangendo regiões como João Paulo, São Francisco e Ipase.
Sistema urbano segue 100% fora de operação
Os trabalhadores do transporte coletivo urbano seguem em greve, e, por conta disso, as linhas de ônibus permanecem sem operar hoje. Uma reunião de conciliação entre poder público, patrões e trabalhadores ocorre desde as 11h desta quarta-feira.
A Prefeitura de São Luís, sob gestão de Eduardo Braide, afirmou que viabilizará o pagamento de corridas por aplicativo para os passageiros afetados pela greve dentro do perímetro urbano da capital. Além disso, destacou que, em 2024, foram repassados R$ 89 milhões em subsídios para melhorias nos serviços prestados pelas concessionárias. Diante dos recorrentes impasses que resultam em greves anuais, a administração municipal anunciou que encaminhará um projeto para revisar o contrato e realizar uma nova licitação, visando substituir as atuais viações que operam o sistema.
Enquanto o impasse permanece, moradores de regiões onde as linhas metropolitanas não operam, como Itaqui-Bacanga e o Distrito Industrial, precisam buscar alternativas de deslocamento para chegar ao trabalho, às universidades, às escolas ou retornar para suas casas.
Fonte: Transporte em Foco.
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