Curitiba (PR) vai testar biarticulado elétrico com motorização Volvo!
Foi apresentado ontem em Curitiba no Paraná, o primeiro veículo biarticulado com motor 100% elétrico do Brasil. A novidade pertence a Volvo e integra o plano de validação de ônibus elétrico dessa categoria na América Latina.
Para iniciar os testes com o veículo, a capital paranaense, onde fica a sede das operações da marca sueca no continente e responsável pela influência para o surgimento de veículos do tipo biarticulado, bem como, por moldar o que conhecemos hoje como BRT - Bus Rapid Transit, foi escolhida. Além de Curitiba, as cidades de Bogotá, Colômbia, e Cidade do México, também vão receber veículos similares.
Com zero emissão de carbono (CO2), os biarticulados são uma opção ideal para grandes metrópoles e centros urbanos que já possuem ou pretendem implementar o sistema BRT e almejam avançar na eficiência e no processo de descarbonização do transporte de passageiros, tornando-o mais sustentável e limpo. A nova proposta da Volvo trata-se do maior veículo do portifólio elétrico disponibilizado pela companhia no planeta, condição que lhe proporciona alta eficiência no transporte de massas. Em nota disponibilizada a imprensa, André Marques, presidente da Volvo Buses na LATAM, destaca: "Um sistema BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros de uma rede de metrô, porém, com custo de implantação e operação infinitamente menores". Quando lançado comercialmente, a plataforma será produzida no polo fabril da Volvo em Curitiba, localizado na Cidade Industrial (CIC), e poderá ser exportado para diversos países que já possuem cidades com BRT.
Eficiência Consagrada
O novo biarticulado elétrico Volvo traz características tradicionais de seu antecessor a Diesel, responsável por lhe consolidar como a melhor alternativa para o transporte de passageiro, utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos e com alta capacidade, porém, agora com trem de força elétrico do Grupo Volvo, já utilizado pela fabricante em caminhões, ônibus e equipamentos de construção.
No biarticulado elétrico, o motor está posicionado na parte central entre o primeiro e segundo eixo, tracionando, desta forma, assegura melhor distribuição de carga por eixo viabilizando carrocerias com o salão completamente livre para os passageiros, uma vez que, o avançado e inteligente design garantiu que todos os componentes fossem instalados abaixo do piso. Em modelos de carrocerias de 28 metro a capacidade pode chegar a 250 passageiros, segundo Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina, "Estamos consagrando a base mecânica consagrada a anos em nossos biarticulados a Diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétrico da Volvo". Vale lembra que atualmente, a marca sueca, tem pouco mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em operação pelo planeta.
Alta Capacidade
Com relação a especificações técnicas, o moderno e tecnológico biarticulado Volvo, conta com 2 motores elétricos de 200kw, cada, totalizando 400kw o que equivale de 540cv, combinados a uma caixa de câmbio automaizado de duas velocidades baseada na transmissão Volvo I-Shit, desta forma, o conjunto proporciona melhor capacidade ao trafegar em vias com aclives com menos vibração dos componentes, peformant otimizada e maior vida útil do ônibus, diminuindo assim, os custos com manutenção. Além disso, o biarticulado da marca pode ser equipado com até 8 baterias, tolizando capacidade total de 720kwh, 250km de autonomia e tempo de recarga que varia entre 2 e 4 horas a depender do tipo estação de carregamento, com possibilidade de carregador de teto para uso nos terminais ou pontos finais durante a operação diária, sendo este ítem, um recurso que depende da regulamentação e da escolha do órgão que gerência o sistema. Para Gilcarlo Prosdócimo, gerente de vendas da Volvo Buses, a marca alcançou o equilíbrio da autonomia necessária para este modelo de operação ao manter a mesma quantidade de passageiros, configuração de portas das atuais estações de embarque e desembarque, juntamente ao famoso desempenho já apresentado pelos veículos de mesma categoria movidos a Diesel, que agora, contam com zero emissão de carbono e ruído, sendo um grande benefício tanto para os operadores como também para a população das cidades.
Evolução dos Biarticulados e Jornada de descarbonização
Os veículos biarticulados foram implantados pela Volvo a mais de 30 anos, como uma evolução dos tradicionais ônibus articulados, ganhando força em diversas cidades da América Latina quando se trata de transporte coletivo urbano de grande capacidade para proporcionar um deslocamento mais rápido e seguro, assegurando um expressivo ganho de qualidade de vida. Atualmente diversas cidades como Curitiba, Manaus e Rio de Janeiro no Brasil, Bogotá na Colômbia e Santiago no Chile, possuem em suas frotas articulados e biarticulados Volvo em operação.
A eletrificação deste tipo de veículo é um gradioso passo na evolução do sistema BRT, com foco principal na eliminação de CO2 na atmosfera, tendo a Volvo, uma meta global de reduzir até 2030, 50% das emissões de carbono e zerar em 100%, até 2040 as taxas de emissão de gases. Por isto, a marca sueca acredita que ônibus elétricos tem uma contribuição importante nessa jornada, que visa principalmente, preservar a atmosfera diminuindo assim impactos ambientais causados pela emissão poluentes.
Carroceria
O veículo apresentado em Curitiba no Paraná trata-se de uma unidade do modelo Attivi da montadora gaúcha Marcopolo, conta com 5 portas de embarque em nível na lateral direita e 2 de emergência na lateral esquerda, janelas com vidros panorâmicos, ar condicionado, rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, piso em taraflex e painéis de itinerário eletrônico. A novidade recebeu o prefixo XY05N e por enquanto não deve realizar testes com passageiros.
Fonte: Transporte em Foco
Com informações: Volvo Brasil
Comentários
Postar um comentário